Meu filho quer um cachorro e agora o que fazer?

Um bom cachorro para criança tem um temperamento tranquilo, é dócil e se adapta bem à casas com bastante movimento.

Além das características biológicas do animal, a maneira com que ele foi criado também determina se ele será um bom cachorro para criança. Por esse motivo, é necessário socializar o cachorro para que ele conviva bem com bebês e crianças de diversas idades.

O cachorro ideal para crianças é um que não se irrita facilmente, que é paciente e que se diverte passando horas brincando e convivendo com o seu pequeno dono. Essa interação, que é ótima para ambos, fortalece a saúde da criança, suas habilidades de leitura, seu desenvolvimento cognitivo e seu senso de responsabilidade. O ideal é que seja um cachorro rústico e resistente. Cães de pequeno porte não são indicadas para crianças devido a sua grande fragilidade.

Como exibido em livros e filmes que evidenciem a relação entre crianças e cães, o laço entre uma criança e seu cachorro pode ser um dos mais fortes na vida de uma pessoa. Para ter um convívio ideal, além da personalidade do cachorro, a disciplina e os exercícios físicos são elementos essenciais. Similarmente, a criança deve ser educada para respeitar os limites e as necessidades do cachorro.

Pessoas alérgicas podem sim ter animais de estimação. Sabe-se que apenas 20% das alergias são desencadeadas por animais. Segundo uma nova pesquisa, bebês que convivem com cães e gatos são menos propensos a desenvolver alergias aos animais mais tarde na vida. Aqueles que têm animais de estimação sabem os benefícios que eles trazem para a nossa saúde física e emocional, mas também a alegria e satisfação que produzem. Vários estudos têm mostrado que as crianças que vivem ou que crescem com cães, desenvolvem maior responsabilidade e sensibilidade.

Justamente por estar vinculado a fatores comportamentais e genéticos é que algumas raças de cachorro são mais recomendadas do que outras como pets em casas com crianças e bebês. Converse com amigos, conhecidos, donos das raças que você mais gosta, veterinários e criadores para escolher a raça mais recomendada para a sua família. Lembrando que todo vira-lata (cão sem raça definida) é indicado para crianças e adotar é um gesto de amor!