A gripe canina, saiba tudo sobre a doença

O inverno é a estação onde mais ocorrem doenças, principalmente a gripe! Cães também ficam gripados. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa entre eles.

O vírus pode ser transmitido a um cão através do contato direto com um cão gripado, através de contato com brinquedos e outros tipos de objetos contaminados, e por humanos que podem ser portadores do vírus em suas mãos ou roupas.

Normalmente nos cães gripados os sinais são leves e podem incluir uma tosse persistente, geralmente confundida com engasgo. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira. Também são observados secreção nos olhos, coriza, falta de apetite, febre e indisposição.

Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas. Quando não tratada corretamente a doença pode evoluir para pneumonia com dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões. O tratamento dura em média 15 dias e é eficaz. Inclui a preservação do cão, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, umidade. Banhos são proibidos.

A ingestão de fluidos para evitar a desidratação e uma boa alimentação é importantíssima não só nos casos de gripe canina, mas também em qualquer animal doente.

Qualquer cão que está mostrando sinais de uma infecção respiratória deve ser isolado de outros cães por pelo menos duas semanas. As pessoas devem lavar as mãos antes e depois de ter contato com um cão mostrando sinais de uma doença. Para prevenir a gripe e outras infecções é importante não permitir que seu cachorro compartilhe brinquedos ou pratos com outros cães em grupos comuns.

A Prevenção é o melhor remédio. A vacina é aplicada anualmente e ajuda a diminuir a gravidade da doença, se o cão for infectado. Também irá diminuir a quantidade de vírus que é espalhado no ambiente já que os cães vacinados são menos susceptíveis de transmitir o vírus a outros cães. A maioria dos cães com sinais leves recuperam-se totalmente.